top of page

Painel 1

First-person representation: understanding and upholding

a panel with ideas and solutions by those who experience inclusion challenges

Filipa Pinto Coelho

Filipa Pinto Coelho

Joyeux Portugal & VilacomVida

Filipa Pinto Coelho licenciou-se em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa em 1998, pós-graduada em Marketing e posteriormente especializada em Marketing de Luxo na mesma universidade. A sua carreira profissional começou como gestora de comunicação devido à sua paixão em ajudar as empresas a alcançar eficazmente os seus clientes internos e externos, e fê-lo em várias empresas no Porto e em Lisboa. 

 

Depois de ter sido convidada para trabalhar como directora de marketing num Grupo de Luxo português durante cerca de quatro anos, criou a sua própria empresa de consultoria como profissional de marketing independente no segmento lifestyle. Foi quando engravidou do seu terceiro filho - Manuel - a quem foi diagnosticado Síndrome de Down na 15ª semana de gravidez - que a sua vida e percurso profissional mudaram completamente. 

 

Foi a vontade de mudar a forma como a sociedade percepciona a diferença, que esteve na base da alteração do seu percurso profissional. Especializou-se em Gestão e Organizações Sociais na AESE Business School e utilizou o seu know-how para criar um projecto de empreendedorismo social chamado CafécomVida, em nome da ONG que criou juntamente com um grupo de pais de crianças com dificuldades intelectuais – a Associação VilacomVida -, cuja missão é aproximar a sociedade da diferença para que esta deixe de ser obstáculo à sua integração nas nossas vidas. Hoje representa em exclusividade, através da Associação VilacomVida e da empresa Joyeux Portugal, a missão e marca Café Joyeux - um modelo económico inovador na economia social, que importou de França e que hoje prepara a abertura do seu 3º estabelecimento em Portugal, para que cada vez mais pessoas conheçam e reconheçam a mais-valia na diferença.

Gerson Rodrigues

Associação Salvador

Gerson Rodrigues nasceu em Cabo Verde e é tetraplégico devido a um acidente de mergulho em 2008. Trabalhava como cozinheiro, era surfista e praticava vários desportos. Em 2014 mudou-se para Portugal para viver com a sua mãe e ter mais recuperação.

Fez os cursos de técnico de informática, marketing digital, gestão e criação de negócios e empreendedorismo, e abriu o seu próprio negócio na área de fast food e na área tecnológica. É beneficiário da Associação Salvador, e atualmente joga rugby, é atleta da Federação de Boccia, e trabalha em assistência técnica na empresa Ergométrica.

Mara Santos

Girl Move Academy

Mara Santos, portuguesa e moçambicana, é Head of Stakeholder Engagement (Europa/EUA) & Global Partnerships, e Head of People & Culture na Girl MOVE Academy, com mais de 7 anos de experiência na ativação e gestão de parcerias estratégicas, trabalhando em estreita colaboração com o sector empresarial em Portugal/Europa/EUA e parcerias globais com agentes-chave mundiais no campo da Inovação Social & Cooperação para o Desenvolvimento.

Tem experiência na liderança e gestão de parcerias em entidades como a Associação Terra dos Sonhos, SPEAK, e a IES-Social Business School. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa com uma Pós-Graduação em Estudos de Desenvolvimento, e deu uma TEDx talk sobre como regressar às raízes para encontrar um propósito na vida.

Mayne Souza Benedetto

Voz do Autista

Mayne Benedetto é doutoranda em Antropologia da Saúde no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (ULisboa), com a sua pesquisa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e é Presidente do Conselho Consultivo na Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA).

A sua tese de doutoramento, uma autoetnografia colaborativa, investiga as implicações e limitações das designações de sexo, a partir da experiência corporal de pessoas autistas, levando em consideração a relação entre locus social, emoção, experiência e performatividade, atendendo ao enviesamento nos processos de diagnóstico, e as construções políticas e sociais em torno da normalidade. O seu trabalho visa contribuir para uma perspectiva mais substancial e realista do autismo a fim de fornecer melhor suporte e acomodação nos serviços de saúde para indivíduos divergentes.

Rita Paulos

Casa Qui

Rita Paulos é consultora em Igualdade de Género e Diretora Executiva da Casa Qui. Mestre em Estudos Culturais e Teoria Crítica, pela Universidade de Nottingham, com dissertação em estudos de género, é especialista na área da igualdade de género, incluindo questões ligadas à orientação sexual e identidade ou expressão de género, com particular incidência nas áreas da juventude, do apoio comunitário e da educação, nas quais tem mais de vinte anos de experiência.

É fundadora e ex-dirigente da rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes, trabalhou no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e na Federação Nacional das Associações Juvenis.

Possui formação profissional certificada para Técnica de Apoio à Vítima (TAV), em Violência Doméstica: Prevenção da Vitimização e Revitimização, em Violência Doméstica em Casais do Mesmo Sexo e Formação de Formadores em Igualdade de Género.

Gerson Rodrigues
Mara Santos
Mayne Souza Benedetto
Rita Paulos

Painel 2

Taking the road to inclusivity

a conversation with leaders moderated by DeEtta Jones

Catarina Oliveira Fernandes

MC Sonae

Catarina Oliveira Fernandes, é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA, concluído em 2011, na Porto Business School.

Exerceu atividade como advogada na JPAB – José Pedro Aguiar Branco associados, tendo mais tarde integrado a Sonae em 2007. Foi chefe de Gabinete do CEO durante 3 anos, liderou a área de Comunicação, marca e responsabilidade corporativa do grupo de 2011 a 2019, altura em passou para a MC para liderar as áreas de Diversidade, Equidade e Inclusão e também a área de Formação e Desenvolvimento.

Helen Duphorn

IKEA

Desde setembro de 2017, Helen Duphorn é Country Retail Manager e CSO na IKEA Portugal. 

Com uma ampla experiência dentro do Grupo Ingka e mais de 20 anos de experiência dentro da organização, inicialmente, em 1998, Helen Duphorn foi Purchase Area Manager para a Suécia e Países Bálticos e, mais tarde para o Sudoeste Asiático. Desde então, ocupou vários cargos de gestão, incluindo Retail Manager com vasta experiência internacional em países como a França e Áustria. 

 

Ao longo dos anos, Helen também foi facilitadora e coach de negócios em diversos programas de desenvolvimento de liderança, tendo sido responsável pela criação da IKEA Women Open Network (IWON).  

 

Antes de ingressar na IKEA Portugal, Helen foi Corporate Communications Manager do Grupo Ingka, durante 6 anos, assim como membro do Grupo de Direção do Grupo e de vários Conselhos de Retalho da Ásia. 

 

Desde maio de 2021, Helen é, em paralelo com a sua função no mercado nacional, responsável pela área de Diversidade, Igualdade e Inclusão no Grupo Ingka.

Helena Rodrigues

Allby

Helena Rodrigues é a Fundadora e CEO da Allby, uma empresa de consultoria de estratégia empresarial e marketing criativo, com forte experiência internacional na Europa, EUA, Ásia e África, focada na criação de um ecossistema que ajude os seus clientes na nova economia "glocal". A Allby trabalha no envolvimento dos funcionários, na conceção e transformação empresarial, no envolvimento dos clientes, no marketing integrado e na comunicação e desempenho, entre outros.

Helena tem mais de 20 anos de experiência em Gestão e Marketing, adquirida em várias áreas de negócio, e a sua trajectória passa pela indústria farmacêutica, em empresas incluindo a NPA Pharma e a Baxter.

É Chapter Chair da Women Presidents Organization, em Portugal, e Advisory Board Member da Enterprising Women Magazine. A WPO é a afiliação final para mulheres empresárias de sucesso (presidentes, CEOs, directoras-gerais) de empresas privadas multimilionárias. A sua missão é acelerar o crescimento empresarial, aumentar a competitividade, e promover a segurança económica através de grupos confidenciais e colaborativos de aprendizagem entre pares. Em 2018, foi premiada na categoria "Up to $ 1 million in annual revenue", que recebeu na Entreprising Women of the Year Gala, em Miami, EUA.

Além da WPO, é Embaixadora em Portugal da United Success, membro fundador da WomenWinWin, e sócia gerente em Portugal da ConsulTree Global, uma rede especializada em recursos humanos e consultoria de gestão.

Susana Véstia

PMI

Com mais de 20 anos de experiência no campo dos recursos humanos, Susana Véstia é Director of People & Culture para Espanha e Portugal na Tabaqueira/PMI. Ocupou vários cargos dentro da empresa, incluindo o de Diretora de RH para Tabaqueira/PMI e funções regionais de apoio à região da UE na gestão de talentos, liderança e aprendizagem.

 

Susana trabalhou em vários países entre Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido, e tem uma forte compreensão das necessidades e desafios únicos enfrentados pelos diferentes mercados. Apesar de ser incapaz de se deslocar devido a razões familiares, ela continua a desenvolver uma carreira internacional e está entusiasmada por liderar a função de Pessoas e Cultura para dois países dinâmicos e importantes.

Susana está empenhada em assegurar que as pessoas explorem e desenvolvam todo o seu potencial e em lhes proporcionar um ambiente de trabalho saudável e envolvente. Ela acredita que quando fazemos isso bem, podemos alcançar milagres, e é isso que mais adora no seu trabalho.

Catarina O Fernandes
Helen Duphorn
Helena Rodrigues
Susana Véstia
bottom of page