Bem-vindos à
Happy Conference 2023

Junte-se a nós, participe nesta mudança positiva e abrace cada vez mais e melhor a diversidade e inclusão

Quão heterogéneo é o seu local de trabalho? Vejamos: quantas mulheres ocupam cargos de liderança na sua empresa? Existe diversidade racial na sua equipa? Há pessoas queer? Os colaboradores vêm de diferentes contextos socioeconómicos? O seu local de trabalho é acessível a pessoas com deficiência? E, por último, já alguma vez se questionou sobre estes temas? Quando trabalhamos em espaços homogéneos por muito tempo, esquecemo-nos da diversidade das pessoas e do potencial que cada uma possui. De facto, embora a nossa sociedade seja muito diversa, os conselhos de administração, as lideranças e as equipas, nem sempre a refletem.

 

A diversidade é um ativo para as empresas: ela traz inovação, incentiva o pensamento crítico, expande a base de clientes e, mais importante ainda, cria um sentido de propósito e de pertença entre os colaboradores. A verdade é que as pessoas querem, realmente, adaptar-se, mas também precisam de uma espaço seguro para serem elas próprias sem medo de serem julgadas ou subvalorizadas. Querem ser ouvidas e compreendidas para que possam dar o melhor de si e propor, livremente, as suas ideias. Neste sentido, enquanto atores fundamentais na responsabilidade social e civil, as empresas devem garantir espaços seguros e inclusivos. Afinal de contas, se queremos um mundo mais justo e tolerante, por que não começar pelos locais onde as pessoas podem desenvolver-se e alcançar o seu potencial?

A discriminação não é experenciada da mesma maneira por todos. Embora existam iniciativas para a promoção da inclusão e redução da discriminação nas empresas, ainda há um longo caminho a percorrer. É preciso continuar a investir em equidade e inclusão para que sejam criados espaços seguros para a igualdade e para o respeito pela diferença. Qual será o retrato das pessoas que ainda enfrentam injustiças no mercado de trabalho devido à sua identidade e características, em Portugal e no Mundo?

82%

dos colaboradores dizem ter testemunhado pelo menos um tipo de discriminação

e 63% já foram discriminados.

61%

das mulheres inquiridas consideram que enfrentam barreiras nas suas progressões de carreira, em comparação com os homens, que se sentem mais discriminados pela idade (61%)

A maioria dos cargos de liderança nas empresas ainda é ocupado por homens.

56%

dos inquiridos não caucasianos enfrentaram barreiras nas suas progressões de carreira ou foram rejeitados num trabalho em específico devido à sua etnia

.

25%

apenas 25% das pessoas com deficiência (PCD)

registadas no centro de emprego do mercado de trabalho português estão empregadas.

E porque é tão importante que os locais de trabalho sejam diversos e inclusivos?

Um local de trabalho que prima pela diversidade e inclusão garante que todos se sentem igualmente envolvidos e apoiados. Consequentemente, porque os colaboradores se sentem mais seguros e aceites, tornam-se mais eficientes e a rotatividade diminui.

Por outro lado, as sociedades são intrinsecamente diversas, portanto as empresas com colaboradores que refletem esta diversidade estão mais alinhadas com a demografia das áreas em que operam. Isto significa que podem compreender melhor as necessidades e interesses de diversos públicos, expandindo assim as suas mensagens e promovendo os seus produtos e serviços a uma maior base de clientes.

Por fim, colaboradores com diferentes experiências e perspectivas podem trazer ideias e soluções inovadoras que, por sua vez, beneficiam a organização e impulsionam a criatividade e a inovação. Embora a diversidade tenha alguns desafios, os benefícios são muito maiores. O génio coletivo gera melhores resultados, e da forma mais positiva e saudável.

Convidamos líderes e as suas equipas a juntarem-se a nós na Happy Conference 2023: Embracing diversity, equity and inclusion. Ao longo desta tarde, vamos trabalhar a empatia e a escuta ativa, aprender com especialistas no campo da diversidade e da inclusão, e absorver a realidade que queremos mudar através das palavras daqueles que se sentiram discriminados e que trazem ideias e soluções que todos podemos adotar para a realidade que queremos construir. Desconstruindo os nossos preconceitos e aprendendo com especialistas, seremos capazes de construir organizações mais diversas e plenas para um futuro mais inclusivo.


No dia 21 de março de 2023, às 15h00 GMT, vamos encontrar-nos no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, com streaming para o mundo. As empresas poderão comprar os bilhetes para uma experiência física, virtual, ou uma combinação de ambos.

Este ano, para as empresas que adquiram os packs Happy Corporations, além da conferência, têm acesso a uma série de workshops temáticos virtuais – a que chamámos Pílulas de Conhecimento em Diversidade e Inclusão – e ainda a um workshop exclusivo na empresa para trabalhar a transposição das mensagens da conferência para a realidade organizacional da empresa.

Junte-se a nós, participe nesta mudança positiva e abrace cada vez mais e melhor a diversidade e inclusão.

Este ano, para as empresas que adquiram os packs Happy Corporations, além da conferência, têm acesso a uma série de workshops temáticos virtuais – a que chamámos Pílulas de Conhecimento em Diversidade e Inclusão – e ainda a um workshop exclusivo na empresa para trabalhar a transposição das mensagens da conferência para a realidade organizacional da empresa.

homepage_slideshow_happy2019_3.jpg