top of page

Como é que se lida com este ambiente dinâmico, assegurando a prontidão, mas participando ativamente em iniciativas com significado?

BEM-VINDOS À HAPPY CONFERENCE 2024

O mundo está a mudar rapidamente, impulsionado pelos céleres avanços tecnológicos, alterações nos cenários geopolíticos, e uma consciência crescente dos desafios ambientais. À medida que as sociedades se tornam cada vez mais interligadas, a informação flui a uma velocidade sem precedentes, remodelando a forma como as pessoas comunicam, trabalham e colaboram.

​

A ascensão da IA (Inteligência Artificial) está a revolucionar as indústrias, levantando questões sobre o futuro do trabalho e as competências necessárias num mercado laboral em evolução; além disso, há uma crescente procura por inteligência emocional e melhores competências de comunicação para navegar por complexidades sem precedentes. Neste cenário dinâmico, a Geração Z está a desempenhar um papel significativo na definição da cultura e das expectativas no local de trabalho.

​

O amanhã é desconhecido, mas empolgante. Nada é igual, mas a mudança, embora disruptiva, é o que nos permite inovar e descobrir soluções criativas para problemas emergentes. Embora o futuro seja desafiante, ele comporta um imenso potencial. A partir de onde estamos, podemos encontrar conforto no desconforto, abraçar a mudança, reconhecer as oportunidades de melhorar o mundo à nossa volta e apreciar a beleza do desconhecido.

Desde o início da presente década, temos enfrentado inúmeros desafios, incluindo uma pandemia global, conflitos em regiões próximas, recessões económicas, convulsões políticas e sociais e sinais cada vez mais claros da emergência climática.

Este conjunto de crises não só causou disrupções a cenários económicos e políticos, como também gerou um sentimento de incerteza, influenciando os planos e as decisões tanto das empresas como das famílias.

​

Navegar nesta instabilidade requer um equilíbrio delicado: tomar as precauções necessárias, mantendo-se proativo e relevante. Como é que se lida com este ambiente dinâmico, assegurando a prontidão, mas participando ativamente em iniciativas com significado?

80%

das empresas da Fortune 500 já têm funcionários a utilizar o ChatGPT para trabalhar

O panorama da IA está em constante evolução, ultrapassando os limites do que é possível. Com o aparecimento permanente de novos modelos, é fácil sentirmo-nos sobrecarregados. À medida que a IA se continua a desenvolver e as suas capacidades se expandem, surgem questões sobre o seu impacto na sociedade. Irá democratizar o acesso à informação e à expressão criativa? Como influenciará a comunicação e a colaboração entre culturas? Que considerações éticas devem ser abordadas para garantir o seu desenvolvimento e implementação responsáveis? Como podemos fazer da IA um instrumento para uma maior eficiência e elevação humana? Como tornar a IA num aliado de crescimento das pessoas e dos negócios?

 

Estas são apenas algumas das interrogações que devemos ponderar ao abraçarmos a IA e o futuro que ela promete. Ao nos envolvermos ativamente nestas questões e promovermos um diálogo aberto, podemos garantir que esta poderosa tecnologia sirva e beneficie a humanidade de uma forma responsável, com os devidos controlos e equilíbrios, e para um bem maior.

80
92
92%

dos recrutadores dizem que as competências transversais são tão ou mais importantes do que as competências técnicas

Com a tecnologia a desempenhar um papel cada vez mais importante, torna-se imperativo e essencial cultivar uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida e desenvolver competências intra e interpessoais. Afinal, a nossa capacidade de comunicar eficazmente, estabelecer ligações significativas e colaborar em comunidade é o que nos torna humanos. Como é que podemos melhorar a nossa empatia e as nossas competências transversais?

O conceito de smart work está-se a tornar uma realidade: para se adaptarem à evolução do ambiente de trabalho, as empresas estão a adotar novas modalidades de trabalho e a instituir mais flexibilidade. As organizações procuram as melhores soluções para promover a produtividade e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Assim, quais são os novos modelos de trabalho mais eficazes para alcançar este equilíbrio?

77%

dos membros da Geração Z que estão em funções remotas ou híbridas considerariam procurar um novo emprego se o seu empregador lhes pedisse para trabalhar no escritório a tempo inteiro

Embora os Millennials tenham sido frequentemente considerados pioneiros na remodelação das dinâmicas de trabalho, a entrada da Geração Z na força de trabalho está a assinalar uma nova era. A Geração Z traz perspetivas, valores e expectativas distintas que estão a modificar os locais de trabalho, redefinindo os modelos de liderança e fomentando a procura de práticas empresariais autênticas e assentes em propósitos. Como podem as empresas integrar estes novos elementos, proporcionando o espaço necessário para a aprendizagem e inovação, ao mesmo tempo que gerem as complexidades de equipas multigeracionais?

77

A dificuldade traz a oportunidade. Embora tudo pareça novo e complexo, são os desafios que enfrentamos que nos levam a inovar, a encontrar novos mundos e a criar narrativas cativantes para o futuro. Transformemos a incerteza em antecipação e entusiasmo pelas maravilhas ainda por descobrir que nos esperam.

A Happy Conference, um projeto que ao longo dos últimos 15 anos tem ajudado as empresas em Portugal a se tornarem mais resilientes, inclusivas, saudáveis e felizes, chega ao fim com esta edição. No entanto, não se marca apenas o fechar de um ciclo, mas também o início de uma nova era que continuará a inspirar o futuro.

 

Junte-se a nós na Happy Conference 2024 – The Beauty of the Unknown: Navigating AI, Durable Skills, Smart Work & Gen Z. Nesta última edição, convidamo-lo a desvendar as possibilidades que se avizinham, a explorar as competências essenciais para gerir a mudança e a embarcar numa viagem rumo a um futuro definido pela inovação, colaboração e beleza. A última edição da Happy Conference, que terá lugar no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no dia 10 de julho de 2024, promete uma tarde enriquecedora, com palestras visionárias e expressões artísticas, onde especialistas partilharão ideias valiosas, enquanto discutem as ferramentas e os mindsets necessários para navegar pelas incertezas do futuro.

Junte-se a nós na Happy Conference 2024 – The Beauty of the Unknown: Navigating AI, Durable Skills, Smart Work & Gen Z.

bottom of page